segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

4. Qual é a função do Antivírus?Dê exemplos de antivírus.

Os antivírus são software projectados para detectar e eliminar vírus de computador.

Quando um novo vírus é descoberto seu código é desmontado e é separado um grupo de caracteres (uma string) que não é encontrada em outros softwares não maliciosos. Tal string passa a identificar esse vírus, e o antivírus a utiliza para ler cada arquivo do sistema (da mesma forma que o sistema operacional), de forma que quando encontrá-la em algum arquivo, emite uma mensagem ao usuário ou deleta o arquivo automaticamente.

O segundo passo é a análise do código de cada programa em execução quando usuário solicita uma eliminação. Cada programa é varrido em busca de instruções que não são executadas por programas usuais, como a modificação de arquivos executáveis. É um método complexo e sujeito a erros, pois algumas vezes um executável precisa gravar sobre ele mesmo, ou sobre outro arquivo, dentro de um processo de reconfiguração, ou actualização, por exemplo. Portanto, nem sempre o aviso de detecção é confiável.

Vale salientar que os antivírus são programas que procuram por outros programas (os vírus) e/ou os barram, por isso, nenhum antivírus é totalmente seguro o tempo todo, e existe a necessidade de sua manutenção (actualizando) e, antes de tudo, fazer sempre uso do backup para proteger-se realmente contra perda de dados importantes.

Existem dois tipos de softwares antivírus:
-Antivírus residentes: os mais comuns e complexos. Vigiam o sistema constantemente na busca de intrusões.
-Antivírus de baixa procura: só analisam o sistema (ou parte deste), quando o usuário pretende.

2 comentários:

  1. qual e a funçaõ do antivírus mesmo

    ResponderEliminar
  2. Os antivírus são software projectados para detectar e eliminar vírus de computador.

    Quando um novo vírus é descoberto seu código é desmontado e é separado um grupo de caracteres (uma string) que não é encontrada em outros softwares não maliciosos.

    ResponderEliminar